quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CATEGORIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES

As religiões do mundo podem ser categorizada de uma maneira geral em religiões semíticas e não semíticas. As religiões não Semíticas podem ser divididas em religiões Arianas e não Arianas.
Religiões Semíticas
As religiões Semíticas são as que são de origem Semita. Consta na Bíblia que o Profeta (Nuh) Noé tinha um filho chamado Shem. Os seus descendentes são chamados Semitas. Por consequência, as religiões Semíticas originaram entre os Judeus, Árabes, Assírio, Fenício, etc. As religiões Semíticas principais são o Judaísmo, o Cristianismo e o Islam. Todas essas são religiões proféticas em que se recebeu orientação divina através dos profetas de Deus.
Religiões Não-Semíticas
As religiões não Semíticas são divididas em religiões Arianas e não Arianas:
Religiões Arianas
As religiões Arianas originaram dos Arianos, um grupo poderoso dum povo que falava línguas Indo-Europeias e que se espalhou no Irão e Norte da Índia, na primeira metade do Segundo milénio a.C. (entre 2000 e 1500 a.C.).
Além disso, as religiões Arianas estão subdivididas em religiões Védicas e não Védicas. A religião Védica é dada a designação errada de Hinduísmo ou Bramanismo. As religiões não Védicas são; o Siquismo, Budismo, Jainismo, etc. Quase todas as religiões Arianas são de origem não profética.
O Zoroastrianismo é uma religião Ariana, não Védica, que não tem ligação com o Hinduísmo e que alega que a sua origem é profética.
Religiões não-Arianas
As religiões não Arianas têm diversas origens. O Confucionismo e o Taísmo são de origem Chinesa, enquanto o Xintoísmo é de origem Japonês. Muitas dessas religiões não Arianas não têm ensinamentos sobre o conceito de Deus. São considerados como sistemas éticos e não religiões.
A Definição mas Autêntica de Deus em qualquer Religião
O conceito de Deus abraçado por uma religião não deve ser avaliado pela mera observação da prática dos seus seguidores. É muito comum notar a ignorância sobre o conceito de Deus, entre os seguidores de muitas religiões, que consta nas escrituras sagrada das suas respectivas religiões. Por isso, é melhor procurar analisar o conceito de Deus em qualquer religião através das suas escrituras sagradas.
Vamos procurar compreender a conceito de Deus nas principais religiões mundiais olhando para o que as suas escrituras têm para dizer.

POR Dr. ZAKIR NAIK

TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS POR JOSEPH BATUAKUILE

Sem comentários:

Enviar um comentário